segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Karatê Shotokan... O Início.

Ginshin Funakoshi nasceu em 1869, em Shuri, distrito de yamakawacho, Okinawa, no mesmo ano da restauração Meiji. Era filho único e logo após seu nascimento foi levado para casa de seus avós maternos, com quem foi educado e aprendeu poesias clássicas chinesas. Algum tempo depois, ele começou a freqüentar a escola primária, onde conheceu outro garoto de quem ficou muito amigo.
Esse jovem era filho de Yasutsune Azato, um dos maiores especialista na arte do karatê de Okinawa e membro de uma das famílias mais respeitadas da região. Logo, Funakoshi começava suas primeiras aulas de karatê. Por ser na época proibido a prática de artes marciais, os treinos foram realizados de madrugada no quintal do mestre Azato durante muitos anos sob duros treinamentos.
A rotina rígida do karatê contribui para a saúde de Funakoshi, que fora uma criança muito frágil e doente. Em 1888, foi professor de uma escola primária, filósofo e poeta.
Em 1902. Durante a visita de Shintaro Ogawa, que era então inspetor escolar da prefeitura de Kagoshima, na escola de Funakoshi, em okinawa, foi realizada uma demonstração de karatê. Funakoshi impressionou bastante devido seu status de educador.
Ogawa ficou muito entusiasmado e escreveu um relatório ao ministério da educação elogiando as virtudes da arte marcial. Foi então que o treinamento passou a ser oficialmente autorizado nas escolas.

Em 1912, a primeira esquadra imperial da marinha japonesa ancorou na baia de Chujo, sob o comando do almirante Dewa que selecionou 12 oficiais de sua esquadra para estudarem karatê por uma semana. Foi graças a dois oficiais da marinha que o karatê começou a ser comentado em Tókio.

Em 1921, o então príncipe herdeiro, Hirohito, em viagem para a Europa, fez escala em Okinawa e assistiu uma demonstração de karatê, liderada por Funakoshi e ficou muito impressionado, por causa disto, Funakoshi foi convidado a ensinar em Tókio, onde até hoje é ensinado nas escolas e universidades.

Um comentário: